terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Trabalho realizado por: Sara Parada nº24

Erupções vulcânicas
O vulcão é uma estrutura geológica que é criada quando o magma, gases e partículas quentes escapam á superfície da Terra.
Uma erupção vulcânica pode dar origem a uma verdadeira catástrofe natural, por vezes com consequências que envolvem todo o planeta. Na Terra, os vulcões têm tendência para se formarem nas margens de placas tectónicas, no entanto estes também podem surgir em zonas quentes a que se dá o nome de hot spots. Apesar de um vulcão estar geralmente associado a algo muito quente, porém os arredores dos vulcões (formados por lava arrefecida) são solos, muitas das vezes, bastante férteis para a agricultura.

Os vulcões podem ser considerados activos, dormentes ou extintos. Activos quando o vulcão entra em erupção varias vezes e demonstra sinais de instabilidade; dormentes quando não estão em actividade mas que mostram sinais de instabilidade e extintos quando provavelmente não entram mais em erupção.
Ainda assim é muito difícil comprovar que um vulcão está realmente extinto pois a qualquer momento pode reiniciar a sua actividade. Um bom exemplo disso é a caldeira de Yellowstone nos Estados Unidos, esta tem pelo menos 2 milhões de anos e esteve adormecida durante 640 000 anos, desta forma os cientistas não consideraram a caldeira de Yellowstone um vulcão extinto.
Assim como se pode ver é bastante difícil prever a erupção de um vulcão, no entanto para termos uma pequena ideia das probabilidades de um vulcão entrar em erupção temos em atenção três factores: Sismos vulcânicos, deformações do terreno e emissões gasosas.

Visto que não podemos ter uma ideia certa de quando o vulcão pode entrar em actividade resta-nos tomar algumas precauções como:
- Verificar vias e locais de refugio.
- Ter cuidado ao conduzir se houver uma acumulação de cinzas na estrada.
- Estudar os locais perto do vulcão.
- Ter um plano de evacuação em caso de erupção.
- Proibir a construção de casas em locais muito próximos do vulcão
- Estar atento a qualquer comportamento do vulcão que possa dar indicio a uma erupção.

Exemplos:
Um vulcão na Indonésia, situado no monte Merapi entrou varias vezes em erupção numa semana, a quarta erupção levou as autoridades a alargarem a área de segurança para 15 km á volta do vulcão. As explosões deste vulcão mataram mais de 35 pessoas e levaram cerca de 75 mil pessoas a abandonarem as suas casas.

O vulcão Eyjafjallajockull situado no sul da Islândia voltou a entrar em erupção o que impediu os moradores de voltarem a casa.

O vulcão Fimmvorduhals, também no Sul da Islândia obrigou mais de 600 pessoas a abandonarem as suas casas para serem alojadas em escolas e atendidas por funcionários da cruz vermelha.

Poderam ver outros exemplos ao clicarem aqui.


Alguns vídeos:


Nota: o ultimo vídeo é uma simulação de uma erupção vulcânica explosiva.


Curiosidade: A palavra 'vulcão' deriva de 'Vulcano', o nome do Deus do Fogo na mitologia romana.
(se estiverem interessados em mais informações sobre esta curiosidade cliquem aqui. )

Sites consultados para este trabalho:
 

Sem comentários:

Enviar um comentário