quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Rui Pimenta,nº23


Furacão Wilma
Furacão Wilma chegou à Península de Yucatan, México, Haiti, Cuba e Flórida. Formou-se a 20 de Outubro de 2005. Ao formar-se o Furacão Wilma era considerado de categoria 5 na Escala de Furacões de Saffir-Simpson, ao atingir o México estava classificada com a categoria 4 e poupou a ilha de Cuba chegando na categoria 3 com ventos de 190 km/h. Foi para categoria 2 depois que grande parte do furacão já havia saído da ilha de Cuba. O que foi destaque de fato para esse furacão é que tal tempestade atingiu a menor pressão já registada no oceano Atlântico, cerca de 882 milibares, e a evolução deste de depressão tropical até furacão categoria 5 foi incrivelmente rápida.
Estima-se que seus ventos máximos superaram os 300km/h em alto-mar. O Wilma foi o oitavo furacão a atingir a Flórida num período de 14 meses (Out.2005). Esta temporada de furacões, que começou a 1º de Junho e vai até o final de Novembro (2005) está a ser classificada pelos especialistas como um período de "fúria" da natureza. Esta foi a temporada de maior movimento registada nos últimos 150 anos.



Tempestade Vince

A tempestade tropical Vince formou-se a 9 de Outubro no Atlântico nordeste perto da ilha da Madeira. Vince tornou-se um furacão mais tarde, embora análises pós-tempestades indicassem que o sistema se havia formado no dia anterior como uma tempestade subtropical. Embora Vince fosse uma tempestade muito pequena e com pouco tempo de duração que somente atingiu brevemente a intensidade de furacão, o sistema foi notável pelo seu desenvolvimento no Atlântico nordeste, muito a leste da área onde os furacões normalmente se formam. Há a possibilidade de que Vince seja a tempestade tropical que se formou mais a leste na bacia do Atlântico.
Vince fez landfall na península Ibérica perto de Huelva, Espanha, a 11 de Outubro, logo após se enfraquecer para uma depressão. Vince foi o primeiro ciclone tropical na história a fazer landfall na Europa. Nenhum dano ou pessoa ferida foi relatado.




Vaga de Calor

A Vaga de Calor Europeia que ocorreu em 2006, foi um período de tempo excepcionalmente quente, que chegou ao fim em Junho. O Reino Unido, a França, a Bélgica, a Holanda, o Luxemburgo, a Itália, a Polónia, a República Checa, a Hungria e a Alemanha foram os países mais afectados.

Sem comentários:

Enviar um comentário