Catástrofes Naturais:
A Indonésia sofreu três desastres naturais em forma de: inundações, tsunami e erupção vulcânica que causaram 1023 mortes em 2010.
A primeira tragédia ocorreu na remota região oriental de Papua, no início de Outubro quando chuvas torrenciais provocaram 173 mortes, segundo os últimos dados oficiais.
No final desse mesmo mês aconteceu o episódio mais grave: quando uma onda gigante gerada por um terramoto submarino de 7,5 graus de magnitude na escala Richter arrasou as costas das ilhas Mentawai frente a Sumatra, no dia 26 de Outubro. No total, 509 pessoas morreram pelo tsunami, que atingiu grupo de ilhas durante a noite, portanto a maioria dos 68 mil moradores dormiam em suas casas. A onda que alcançou até seis metros de altura e penetrou meio quilómetro em terra firme, inundando totalmente as aldeias assentadas na beira do mar e provocando uma elevação no nível das águas em quase um metro, deixando mais de 23 mil pessoas desabrigadas.
Quase 24 horas depois da onda gigante das Mentawi, o vulcão Merapi* entrou em erupção na ilha de Java.
O vulcão, de 2.194 metros de altura, passou quase um mês a destruir a região, apesar dos esforços das autoridades para evacuar os habitantes, 341 pessoas morreram e mais de 400 mil recorreram aos centros instalados na região de alerta.
*significa “Montanha de Fogo” no idioma javanês
Inundações Tsunami
Sem comentários:
Enviar um comentário