sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Sismos: Jorilha, nº15



Áreas de perigo

Uma das áreas em perigo de ocorrer .
um sismo por exemplo: no HAITI no Porto Príncipe por motivo de estar próximo do ponto de encontro de placas tectónicas





O que é: Um sismo é um fenómeno de vibração brusca e passageira da superfície da Terra, resultante de movimentos subterrâneos de placas rochosas, de actividade  vulcânica ou por deslocamentos, de gases no interior da Terra.



Como reagir em caso de um sismo

1.  Deve manter a calma.
2. Proteja-se debaixo de um móvel sólido.
3. Não utilize elevador.
4. Manter-se longe de janelas ou objectos que possam cair
5.Não acender as luzes.
6. não sair da janela para ver o que se passa.




Casos de sismo

Há muitos casos de sismo ,por exemplo ocorreu um caso de sismo no CHILE em 27 de Fevereiro deste ano. Com 9,5 na Escala de Richer. Os danos foram graves, tendo edifícios desmoronado, os aeroportos foram fechados .Quatro dias depois do acorrido já eram  contabilizadas cerca de 802 vitimas.













Protecção civil

Para se protegerem, as pessoas devem estar sempre prevenidas tendo em atenção as seguintes regras:
· Tirar os objectos espalhados pela casa;
· Não colocar camas, sofás, … ao pé de vidros.


Bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_do_Chile_de_2010
http://www.portalseguranca.gov.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=130:prevenir-sismo&catid=125:sismo-prot-civil&Itemid=57

*Professora isto era para ser folheto, mas houve um problema com a impressora e não consegui.



quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ana Rita nº5

Catástrofes Naturais:

A Indonésia sofreu três desastres naturais em forma de: inundações, tsunami e erupção vulcânica que causaram 1023 mortes em 2010.

A primeira tragédia ocorreu na remota região oriental de Papua, no início de Outubro quando chuvas torrenciais provocaram 173 mortes, segundo os últimos dados oficiais.
No final desse mesmo mês aconteceu o episódio mais grave: quando uma onda gigante gerada por um terramoto submarino de 7,5 graus de magnitude na escala Richter arrasou as costas das ilhas Mentawai frente a Sumatra, no dia 26 de Outubro. No total, 509 pessoas morreram pelo tsunami, que atingiu grupo de ilhas durante a noite, portanto a maioria dos 68 mil moradores dormiam em suas casas. A onda que alcançou até seis metros de altura e penetrou meio quilómetro em terra firme, inundando totalmente as aldeias assentadas na beira do mar e provocando uma elevação no nível das águas em quase um metro, deixando mais de 23 mil pessoas desabrigadas.
Quase 24 horas depois da onda gigante das Mentawi, o vulcão Merapi* entrou em erupção na ilha de Java.
 O vulcão, de 2.194 metros de altura, passou quase um mês a destruir a região, apesar dos esforços das autoridades para evacuar os habitantes, 341 pessoas morreram e mais de 400 mil recorreram aos centros instalados na região de alerta.
*significa “Montanha de Fogo” no idioma javanês






                Inundações                                                                                                                              Tsunami

ImageShack, share photos of cheias, camera escondida no banheiro publico youtube, inundação:, inundações e cheias, share pictures of cheias, camera escondida no banheiro publico youtube, inundação:, inundações e cheias, share video of cheias, camera escondida no banheiro publico youtube, inundação:, inundações e cheias, free image hosting, free video hosting, image hosting, video hosting.          











       Vulcão Merapi


quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Tsunamis: Ana Sofia, nº6

As ondas do mar geradas por eventos geológicos catastróficos em regiões oceânicas, como os sismos de forte magnitude com ruptura superficial, as erupções vulcânicas e os movimentos de massa (deslizamentos) submarinos, são actualmente designados por tsunami, que em japonês significa "onda de porto".O idiograma representativo de tsunami é constituído por dois caracteres, correspondendo o superior a "tsu" (porto) e o inferior a "nami" (onda).A designação convencional é a de maremotos, se bem que esta designação se aplique fundamentalmente às situações em que a amplitude das ondas é suficientemente elevada para causar danos significativos, e a sua aplicação transcende, consequentemente, as dos tsunamis.


Perto do epicentro, o deslocamento da água pode não ser muito claro, por causa da profundidade. Quando a tsunami entra na linha costeira, sua velocidade diminui, mas a altura aumenta. À medida que se aproxima da terra, com a diminuição da profundidade do mar, a onda se agiganta. Um tsunami de alguns centímetros ou metros de altura pode atingir de 30 a 50 metros de altura na costa, com força devastadora.
No oceano profundo, centenas de quilómetros podem separar os topos das ondas. Muitas pessoas morreram durante tsunamis depois de voltar para casa, achando que as ondas tinham acabado. Para quem está na praia, não há sinais da aproximação. O primeiro indício costuma ser uma elevação da água, mas não como nas tempestades.


Depois, ao quiser poderá ver este filme sobre como é que se formam os tsunamis.



Este vídeo é sobre o forte terramoto e tsunami que houve no Haiti:

Rui Pimenta,nº23


Furacão Wilma
Furacão Wilma chegou à Península de Yucatan, México, Haiti, Cuba e Flórida. Formou-se a 20 de Outubro de 2005. Ao formar-se o Furacão Wilma era considerado de categoria 5 na Escala de Furacões de Saffir-Simpson, ao atingir o México estava classificada com a categoria 4 e poupou a ilha de Cuba chegando na categoria 3 com ventos de 190 km/h. Foi para categoria 2 depois que grande parte do furacão já havia saído da ilha de Cuba. O que foi destaque de fato para esse furacão é que tal tempestade atingiu a menor pressão já registada no oceano Atlântico, cerca de 882 milibares, e a evolução deste de depressão tropical até furacão categoria 5 foi incrivelmente rápida.
Estima-se que seus ventos máximos superaram os 300km/h em alto-mar. O Wilma foi o oitavo furacão a atingir a Flórida num período de 14 meses (Out.2005). Esta temporada de furacões, que começou a 1º de Junho e vai até o final de Novembro (2005) está a ser classificada pelos especialistas como um período de "fúria" da natureza. Esta foi a temporada de maior movimento registada nos últimos 150 anos.



Tempestade Vince

A tempestade tropical Vince formou-se a 9 de Outubro no Atlântico nordeste perto da ilha da Madeira. Vince tornou-se um furacão mais tarde, embora análises pós-tempestades indicassem que o sistema se havia formado no dia anterior como uma tempestade subtropical. Embora Vince fosse uma tempestade muito pequena e com pouco tempo de duração que somente atingiu brevemente a intensidade de furacão, o sistema foi notável pelo seu desenvolvimento no Atlântico nordeste, muito a leste da área onde os furacões normalmente se formam. Há a possibilidade de que Vince seja a tempestade tropical que se formou mais a leste na bacia do Atlântico.
Vince fez landfall na península Ibérica perto de Huelva, Espanha, a 11 de Outubro, logo após se enfraquecer para uma depressão. Vince foi o primeiro ciclone tropical na história a fazer landfall na Europa. Nenhum dano ou pessoa ferida foi relatado.




Vaga de Calor

A Vaga de Calor Europeia que ocorreu em 2006, foi um período de tempo excepcionalmente quente, que chegou ao fim em Junho. O Reino Unido, a França, a Bélgica, a Holanda, o Luxemburgo, a Itália, a Polónia, a República Checa, a Hungria e a Alemanha foram os países mais afectados.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Maremotos: Ana Mafalda, nº4

O que são maremotos?
As ondas maiores ou Tsunami, são formadas por causa de terramotos submarinos, causados pela movimentação das placas tectónicas. Essas ondas podem ser destruidoras quando ocorrem a beira-mar. Podendo destruir casas que estejam perto do mar, o maior maremoto que se tem notícia, é o maremoto correspondente a erupção do vulcão Krakatoa em 1883, este maremoto chegou a 45 metros e deslocava-se a uma velocidade de 740 quilómetros por hora, se esta velocidade se mantivesse, ele poderia viajar de Porto Alegre à Curitiba em pouco mais de uma hora. Por outro lado, o maremoto mais rápido, movia-se á velocidade de 1100 quilómetros por hora.





Como se formam os maremotos?

Geralmente, os maremotos formam-se por causa de movimentações da terra, devido aos movimentos das placas tectónicas. E estes maremotos ocorrem quase sempre nas divisas entre uma placa e outra.
Os maremotos também podem ocorrer se estiverem perto de um vulcão, pois este fenómeno provoca tremores.


Como se forma a onda mortal ?



1. A ruptura causada pelo tremor no leito do mar empurra a agua para cima, dando inicio á onda.
2. A onda gigante se move nas profundezas do oceano em velocidade altíssima.
3. Ao se aproximar da terra, a onda perde velocidade, mas fica mais alta.
4. Ela então avança por terra, destruindo tudo o que esteja no seu caminho.

Ciclones: Débora Crespo, nº11

O que são ciclones?
Um ciclone é também conhecido por centro de baixas pressões;
Ciclone é um fenómeno atmosférico em que os ventos giram em sentido circular, tendo no centro uma área de baixa pressão. No hemisfério sul, o vento gira em sentido horário,ou seja no sentido em que o relógio gira e no norte, no sentido anti-horário,ou seja no sentido contrario que gira o relógio;
Os ventos de um ciclone podem chegar a 200 km/h e, geralmente, apresentam-se acompanhados de fortes chuvas (tempestades). Estas precipitações ocorrem, porque o ar se eleva, formando assim as nuvens.
Os ciclones formam-se, geralmente, em regiões de clima tropical e equatorial, em áreas do oceano com águas quentes;
Quando um ciclone nasce e se desenvolve no Oceano Atlântico ele é chamado de furacão. Quando o ciclone é formado sobre as águas do Oceano Pacífico, então é chamado de tufão.

Algumas imagens de ciclones:

 







Um vídeo,para termos um pouco a noção,dos estragos que os ciclones fazem,e pensarmos um pouco sobre as reacções das pessoas depois dos ciclones:

Trabalho realizado por: Sara Parada nº24

Erupções vulcânicas
O vulcão é uma estrutura geológica que é criada quando o magma, gases e partículas quentes escapam á superfície da Terra.
Uma erupção vulcânica pode dar origem a uma verdadeira catástrofe natural, por vezes com consequências que envolvem todo o planeta. Na Terra, os vulcões têm tendência para se formarem nas margens de placas tectónicas, no entanto estes também podem surgir em zonas quentes a que se dá o nome de hot spots. Apesar de um vulcão estar geralmente associado a algo muito quente, porém os arredores dos vulcões (formados por lava arrefecida) são solos, muitas das vezes, bastante férteis para a agricultura.

Os vulcões podem ser considerados activos, dormentes ou extintos. Activos quando o vulcão entra em erupção varias vezes e demonstra sinais de instabilidade; dormentes quando não estão em actividade mas que mostram sinais de instabilidade e extintos quando provavelmente não entram mais em erupção.
Ainda assim é muito difícil comprovar que um vulcão está realmente extinto pois a qualquer momento pode reiniciar a sua actividade. Um bom exemplo disso é a caldeira de Yellowstone nos Estados Unidos, esta tem pelo menos 2 milhões de anos e esteve adormecida durante 640 000 anos, desta forma os cientistas não consideraram a caldeira de Yellowstone um vulcão extinto.
Assim como se pode ver é bastante difícil prever a erupção de um vulcão, no entanto para termos uma pequena ideia das probabilidades de um vulcão entrar em erupção temos em atenção três factores: Sismos vulcânicos, deformações do terreno e emissões gasosas.

Visto que não podemos ter uma ideia certa de quando o vulcão pode entrar em actividade resta-nos tomar algumas precauções como:
- Verificar vias e locais de refugio.
- Ter cuidado ao conduzir se houver uma acumulação de cinzas na estrada.
- Estudar os locais perto do vulcão.
- Ter um plano de evacuação em caso de erupção.
- Proibir a construção de casas em locais muito próximos do vulcão
- Estar atento a qualquer comportamento do vulcão que possa dar indicio a uma erupção.

Exemplos:
Um vulcão na Indonésia, situado no monte Merapi entrou varias vezes em erupção numa semana, a quarta erupção levou as autoridades a alargarem a área de segurança para 15 km á volta do vulcão. As explosões deste vulcão mataram mais de 35 pessoas e levaram cerca de 75 mil pessoas a abandonarem as suas casas.

O vulcão Eyjafjallajockull situado no sul da Islândia voltou a entrar em erupção o que impediu os moradores de voltarem a casa.

O vulcão Fimmvorduhals, também no Sul da Islândia obrigou mais de 600 pessoas a abandonarem as suas casas para serem alojadas em escolas e atendidas por funcionários da cruz vermelha.

Poderam ver outros exemplos ao clicarem aqui.


Alguns vídeos:


Nota: o ultimo vídeo é uma simulação de uma erupção vulcânica explosiva.


Curiosidade: A palavra 'vulcão' deriva de 'Vulcano', o nome do Deus do Fogo na mitologia romana.
(se estiverem interessados em mais informações sobre esta curiosidade cliquem aqui. )

Sites consultados para este trabalho:
 

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Rita Oliveira nº22



Tornados
Um tornado é um fenómeno meteorológico que se manifesta numa coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa.

Formação
Normalmente quando um tornado se forma está associado a tempestades fortes que produzem fortes ventos , grande precipitação pluvimétrica e normalmente granizo.
Após tocar o solo, um tornado pode atingir uma faixa que varia entre 100 a 1200 m deslocando-se por uma extensão de aproximadamente 30 km
1- Antes do desenvolvimento da tempestade, uma mudança na direcção do vento e um aumento da velocidade com a altura criam uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera.

2- Ar ascendente da baixa atmosfera entra na tempestade inclinada e o ar em rotação da posição horizontal muda para a posição vertical.

3- Então há a formação de uma área de rotação com comprimento de
4–6 km, que corresponde a quase toda extensão da tempestade. A maioria das tempestades fortes e violentas são formadas nestas áreas de extensa rotação. 
 


Vídeo do tornado em Tomar

http://www.youtube.com/v/KrZOHhGVPY8?fs=1&amp;hl=pt_BR&amp;color1=0xe1600f&amp;color2=0xfebd01"></param><param

O vídeo está um pouco tremido mas dá para ver a estrutura do tornado.

Fotos de tornado em partes do Mundo.






SINAIS DE ALERTA

- Fortes e persistentes nuvens de tempestade giratórias.
- Pó ou escombros girando no chão sob uma base de nuvem.
- Granizo ou chuva pesada seguida por uma calmaria ou uma rápida mudança intensa de vento.
- Um contínuo barulho ou rugido alto, que não diminui com o trovão.


Sismos-Joana Salvado nº14

Sismo- são vibrações mais ou menos violentas da crosta terrestre devido a movimentos no interior da Terra.


Sismo no Chile


No dia 27 de Fevereiro de 2010 ocorreu um sismo de magnitude 8,8, na escala de Richter, na região de Maule, no Chile.




Fotos:


Ficheiro:ChileEarthquakeDamage.jpgFicheiro:2010 Chile earthquake - Building destroyed in Concepción.jpg


Localização:

Ficheiro:Terremoto de Chile de 2010.svg






Sismo no Haiti 

No dia 12 de Janeiro de 2010 ocorreu um sismo de magnitude 7,0, no Haiti. 


Fotos:


Vídeo:





Localização:


Ficheiro:Haiti-2010-quake.png



Sismo em Portugal


No dia 17 de Dezembro de 2009, ocorreu um sismo em Portugal, com magnitude 6,0. 

Fotos:




Vídeo:




Localização:



domingo, 12 de dezembro de 2010

Tornados: Mariana Dias nº17


Tornado de Santarém
 O que são tornados?


Tornados são fenómenos metereológicos que aparecem em forma de coluna de ar e que giram violentamente e perigosamente.






Notícia da RTP1
Tornado em Tomar 
No dia 07 de Dezembro de 2010 ocorreu um tonado em Tomar.



Vídeo do tornado:





Fotos do Tornado:










Localização:


Vídeo amador de um tornado na Sertã




Foto do tornado:


LOCALIZAÇÃO:



Tornado em Gaia
No ano passado no dia 30/12/2009 um mini-tornado ocorreu em Gaia. A RTP1e a Sic Notícias falaram sobre o ocorrido.   













Fotos do Tornado:











LOCALIZAÇÃO: